terça-feira, 22 de junho de 2010

“OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

LIANI TAVARES DA SILVA


“OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

TEMA: Linguagem musical

Teixeira de Freitas
2010



“OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

TEMA: Linguagem musical

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Supervisionado II – 4º. Semestre.
Orientador: Prof. Sandra Rampazzo
Tutor Eletrônico:
Tutor de Sala: Eliete Santana


INTRODUÇÃO

Desde a Grécia Antiga, a música é considerada fundamental na formação do indivíduo, pois além de distrair e proporcionar sensações prazerosas pode ser utilizada para transmitir conhecimentos de natureza diversos. Na educação, a música pode ser utilizada como ferramenta de ensino/ aprendizagem, uma vez que além de equilibrar as emoções, ativa a memória.
No trabalho com crianças, o professor pode de forma lúdica, utilizar-se das CANTIGAS POPULARES, uma vez que estas se constituem em expressões lingüísticas culturais. Para as crianças que estão em processo de alfabetização, as CANTIGAS POPULARES, auxiliam na aquisição da linguagem oral do povo a qual pertencem ao mesmo tempo em que estas abrem diversas possibilidades de expressão oral, contribuindo para a intercomunicação.
“As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais, assim como outras produções do acervo cultural infantil.
Ao longo do tempo, podemos perceber que a música vem sendo mais trabalhada em sala de aula. A música é uma forma de expressão e não pode jamais ser vista como um passatempo, ou ser trabalhada de maneira descontextualizada. É necessário que o professor tente sempre explorar o que ela tem de melhor a oferecer e que não deixe de considerar também sua poesia, sua melodia, seu encanto. Necessário se faz que haja uma conciliação entre os prazeres que a música proporciona, sua importância como forma de expressão do que pensamos e sentimos e também como algo que critica e transforma a realidade.
Através da musicalização os alunos ampliam suas relações com o espaço natural ou construído, até mesmo se expressando a partir de seu esquema corporal, não percebendo que assim, estará transferindo os elementos expressivos encontrados nos estímulos sonoros das composições musicais.
Percebe-se que a musicalização para todos os envolvidos na pesquisa possui um valor significativo, quanto o processo de ensino e aprendizagem do alunado. Através da educação musical é possível despertar o interesse do aluno pela música, fazendo com que conheça a pluralidade da linguagem musical. Além disso, a escola deve criar situações para que o aluno possa vivenciar, analisar e compreender a produção artística musical.
Todos os professores envolvidos na pesquisa afirmam que gostam de trabalhar a música em sala de aula, buscando alcançar os objetivos propostos. Segundo as respostas, a música:
Aumenta o interesse pela aprendizagem;
Facilita a assimilação;
Descontrai;
Desenvolve ritmos;
Torna a aprendizagem significativa;
Melhora a interação e a confiança em si mesmo;
Estimula o desenvolvimento corporal;
Amplia as experiências sensoriais, afetivas e intelectuais.
A música é um poderoso veículo para criar situações onde os alunos tornam-se sensíveis, adaptados, produtivos e felizes, por isso precisa-se arregaçar as mangas e trabalhar, buscando novas formas de ensinar, propiciando ao aluno a afirmação de sua identidade, domínio, controle, desenvolvimento da parte afetiva, cognitiva, motor e social.
Através da música o educador tem uma forma privilegiada de alcançar seus objetivos, podendo explorar e desenvolver características no aluno. O individuo com a educação musical cresce emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolve coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória e atenção, e ainda criatividade e capacidade de comunicação.
O ensino da música deve ser considerado na educação escolar da mesma forma que outras áreas do conhecimento, como a Matemática, a Língua Portuguesa, a História, etc., a escola é uma instituição na qual pode desenvolver a musicalização, sendo instituído e adquirido.
A LDB vem dar essa garantia na medida em que torna o conhecimento artístico obrigatório no currículo do Ensino Fundamental. Isso requer um maior interesse por parte da escola e dos professores pelo ensino da música na escola.



Referencial teórico

A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som.
Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá a suas qualidades.
Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção. FARIA (2001), define que a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como 'cantiga de ninar. Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno.
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.
A música e a dança atuam no corpo e desperta emoções, neste sentido ela equilibra o metabolismo, interfere na receptividade sensorial e minimiza os efeitos de fadiga ou leva a excitação do aluno. Para STABILE citado por ESTEVÃO (2002, p. 34) "a música e a dança permitem a expressão pelo gesto e pelo movimento, que traz satisfação e alegria. A criança aprende e se desenvolver através dela".
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total. FARIA (2001, p. 24), "A música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e recreação".
A escola, enquanto espaço institucional para transmissão de conhecimentos socialmente construídos, pode se ocupar em promover a aproximação das crianças com outras propriedades da música que não aquelas reconhecidas por elas na sua relação espontânea com a mesma.
Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas quais as crianças possam estar em relação com um número variado de produções musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas, como, de outras famílias, de outras comunidades, de outras culturas de diferentes qualidades: folclore, música popular, música erudita e outros.
As atividades musicais nas escolas devem partir do que as crianças já conhecem desta forma, se desenvolve dentro das condições e possibilidades de trabalho de cada professor.
FARIA (2001, p. 4), "A música passa uma mensagem e revela a forma de vida mais nobre, a qual, a humanidade almeja, ela demonstra emoção, não ocorrendo apenas no inconsciente, mas toma conta das pessoas, envolvendo-as".
A música como qualquer outra arte acompanha historicamente o desenvolvimento da humanidade e pode se observar ao analisar as épocas da história, pois em cada uma, ela está sempre presente.
A música é algo constante na vida da humanidade, pode-se comprovar isto, em todos os registros da trajetória da história.
As crianças sabem que se dança música, isto é, que a dança está associada à música, e geralmente sentem grande prazer em dançar. Se os professores levarem isso em conta e considerarem como ponto de partida o repertorio atual de sua classe (os das crianças e o próprio) e puderem expandir este repertório comum com o repertório do seu grupo cultural e de outros grupos, criando situações em que as crianças possam dançar, certamente estarão contribuindo significativamente para a formação das crianças. (ESTEVÃO, 2002, p. 33),
A música na vida do ser humano é tão importante como real e concreta, por ser um elemento que auxilia no bem estar das pessoas. No contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o indivíduo a ouvir e a escutar de maneira ativa e refletida. DUCORNEAU (1984), o primeiro passo para que a criança aprenda a escutar bem consiste em permitir que ela faça experiências sonoras com as qualidades do som como o timbre, a altura e a intensidade, depois disso, estará em posição de escuta.
A criança que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciação sensorial aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a reproduzi-los e a criar novos desenvolvendo sua imaginação. A boa música harmoniza o ser humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de pensamento, sentimento e ação.
A música afeta de duas maneiras distintas no corpo do indivíduo: diretamente, com o efeito do som sobre as células e os órgãos, e indiretamente, agindo sobre as emoções, que influenciam numerosos processos corporais provocando a ocorrência de tensões e relaxações em várias partes do corpo. Para GAINZA (1988), a música é um elemento de fundamental importância, pois movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e o desenvolvimento.
A música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem a utilização da música não é possível atingir a esta meta, pois nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade.
STEFANI (1987), a música afeta as emoções, pois as pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons. Em qualquer lugar e qualquer hora respira-se a música, sem se dar conta disso. A música é ouvida porque faz com que as pessoas sintam algo diferente, se ela proporciona sentimentos, pode-se dizer que tais sentimentos de alegria, melancolia, violência, sensualidade, calma e assim por diante, são experiências da vida que constituem um fator importantíssimo na formação do caráter do indivíduo.
Conclui-se que a música está ligada ao ser humano desde muito cedo e que sem ela o mundo se tornaria vazio.


RELATÓRIO DAS ETAPAS OBSERVADAS:

3.1- 03 ANOS - MATERNAL

Durante o estagio feito na Escola Lápis de Cor com a turma de 03 anos da educação infantil, no turno matutino, foi possível observar que a professora faz uso de uma rotina semanal que acontece da seguinte forma:

Primeiro momento

Acolhimento: Momento em que as crianças são recebidas com muito carinho e atenção. A monitora recolhe os materiais das crianças e as coloca para tomar banho de sol no pátio da escola. Após o banho de sol os alunos são levados para a sala.
Em seguida é feita a oração onde os alunos, com todo respeito, fecham os olhinhos e ouvem a professora orar por todos.
Musicas infantil: Após a oração são cantadas varias músicas infantis como: A casa, Meu boneco de lata, Meu gatinho, A barata, O foguete, entre outras.
Logo depois a professora realiza a chamada e preenche o cartaz de “Quantos somos hoje?”

Segundo momento

O segundo momento é hora do lanche:
Os alunos são levados até a pia para lavar as mãos;
Após lavar as mãos, voltam para a sala, onde cantam a música “Meu lanchinho.”
Após o lanche as crianças brincam no pátio da escola utilizando brinquedos e brincadeiras diversas e logo depois lavam mãos e boca e retornam à sala de aula.


Terceiro momento

O terceiro momento é baseado em atividades, que são elaboradas de acordo com a evolução das crianças e envolvem leitura, escrita, pintura e atividade livre.

Quarto momento

Neste mesmo momento a professora e monitora providenciam que seja posta nas mochilas dos educandos suas atividades extraclasses, arrumam as crianças para em seguida esperarem pelos pais.




3.2- 04 ANOS - 1º período

No estagio feito na Escola Lápis de Cor, com a turma de 04 anos da educação infantil, no turno matutino, foi possível observar que a professora Cristiane utiliza uma rotina semanal que faz parte do desenvolvimento da criança.

Primeiro momento

Acolhimento: Momento em que as crianças são recebidas com muito carinho e atenção. A monitora recolhe os materiais das crianças e as coloca para tomar banho de sol no pátio da escola. Após o banho de sol os alunos são levados para a sala.
Em seguida é feita a oração onde os alunos, com todo respeito, fecham os olhinhos e ouvem a professora orar por todos.
Músicas: Após a oração são cantadas varias músicas infantis como: A casa, Meu boneco de lata, Meu gatinho, A barata, O foguete, entre outras.
Logo depois a professora realiza a chamada e preenche o cartaz de “Quantos somos hoje?”


Segundo momento

O segundo momento é hora do lanche:
Os alunos são levados até a pia para lavar as mãos;
Após lavar as mãos, voltam para a sala, onde cantam a música “Meu lanchinho.”

Terceiro momento

O terceiro momento começa logo quando as crianças terminam de lanchar, vão para a sala e começa a leitura coletiva do alfabeto.
O alfabeto é lido de maneira seqüenciada e sorteada para que o aluno não só decore, mas também identifique as letras em outras ocasiões. Após a leitura do alfabeto são realizadas as atividades que são pré estabelecidas durante os planejamentos semanais que são feitos com a orientação da coordenadora da instituição. Após aplicação das tarefas os alunos são levados para o pátio onde ocorrem as brincadeiras.

Quarto momento



Neste mesmo momento a professora e monitora providenciam que seja posta nas mochilas dos educando suas atividades extraclasses, arrumam as crianças para em seguida esperarem pelos pais.

3.3 - 05 ANOS – 2º período


No estagio feito na Escola Lápis de Cor, com a turma de 05 anos da educação infantil, no turno matutino, foi possível observar que a professora Simone utiliza uma rotina semanal que faz parte do desenvolvimento da criança.

Primeiro momento

Acolhimento: Momento em que as crianças são recebidas com muito carinho e atenção. A monitora recolhe os materiais das crianças e as coloca para tomar banho de sol no pátio da escola. Após o banho de sol os alunos são levados para a sala.
Em seguida é feita a oração onde os alunos, com todo respeito, fecham os olhinhos e ouve a professora orar por todos.

Segundo momento

Músicas: Após a oração são cantadas varias músicas infantis como: Meu tomatinho vermelho, Motorista, O palhaço Picolé, outras.
Logo depois a professora realiza a chamada e preenche o cartaz de “Quantos somos hoje?”
Em seguida, corrige as atividades de casa e faz uma de leitura compartilhada utilizando um conto de fadas, depois pede para que os mesmos escrevam em forma de desenho a história contada ou a parte dela que mais gostou.


Terceiro momento

O terceiro momento é hora do lanche:
Os alunos são levados até a pia para lavar as mãos;
Após lavar as mãos, voltam para a sala, onde cantam a música “Meu lanchinho”, e em seguida lancham.

Quarto momento

No quarto momento as crianças são preparadas para irem embora.
A professora e monitora arrumam as mochilas dos mesmos, inclusive com atividades de casa previamente planejadas e preparadas para que os mesmos possam assim esperar pela sua respectiva família.


4 RELATO DA INTERVENÇÃO


Ao iniciar o projeto de intervenção “Linguagem musical”, fiquei entusiasmada, principalmente quando comecei a apresentação do mesmo. Os alunos estavam atentos, prestavam atenção e respondiam com criatividade aos meus questionamentos, participando ativamente das aulas.
As crianças são meigas, carinhosas e participaram em todos os momentos que foram solicitados através dos questionamentos ou não.
Realizaram as atividades que foram propostas tanto na área de linguagem musical como nas brincadeiras e ficavam alegres a me ver brincando, cantando cantigas de roda e pulando juntamente com elas. O meu estágio foi um momento agradável no qual pude constatar só pontos positivos.
Nos momentos de socialização das atividades realizadas, as mesmas traziam motivação, despertava interesse e curiosidade de como seriam as próximas aulas. Vejo que os objetivos traçados atenderam as minhas expectativas, bem como as dos educandos.
A experiência com música antes do
aprendizado do código convencional é muito importante. Num trabalho pedagógico, entendi que a música é um processo contínuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir.
Quando a atividade envolve música, é importante que o professor não compare as aprendizagens, mas que consiga observar as características de cada criança dentro do grupo e isso era o que eu sempre tentava fazer. Ao escutar uma canção, as crianças não manifestam seu prazer e seu interesse da mesma maneira. Nem todas dançavam ou batiam palmas; algumas preferiam se manter atentas, apenas escutando, o que não significa que não gostavam do que ouviam.
Durante as aulas eu achava importante reconhecer as manifestações de prazer e desprazer dos pequeninos diante da música. Pude organizar rodas de apreciação musical, em que todos falavam sobre suas músicas preferidas, sobre porque gostavam ou não de determinada obra.
Assim, pude notar que além de ampliar seu repertório musical, as crianças aprenderam a ouvir e apreciar músicas diversas e puderam conhecer alguns poemas ou obras literárias musicadas.



PLANO DE AULA



Conteúdo
Linguagem Musical

Objetivos
- Ampliar o repertório musical das crianças
- Aprender a ouvir/apreciar músicas diversas
- Conhecer alguns poemas ou obras literárias musicadas

Conteúdos específicos
Escuta musical
Repertório musical
Poesia
Canções


Material necessário
Livros e um aparelho de som.


CDs: A Arca de Noé - volumes 1 e 2 (poemas de Vinícius de Moraes), Universal; De Paes para Filhos, de Paulo Bi (poemas de José Paulo Paes), MCD Records; Quero Passear, do Grupo Rumo, Palavra Cantada; Canções dos Direitos das Crianças, diversos artistas, Movieplay.

Desenvolvimento das atividades:

Ouvir canções em roda
Na primeira atividade, levar o aparelho de som e apresentar para a classe o que escutarão juntos. Contar às crianças que algumas das canções que vão ser ouvidas foram originalmente escritas como poesia. Esse é o caso, por exemplo, das faixas que compõem o CD A Arca de Noé, cujas letras são de Vinícius de Moraes, que só ganharam o acompanhamento da música muito tempo depois de terem sido criadas.

Ler os poemas, textos ou letras das canções antes e também depois de ouvir a música. Procurar deixar ao alcance das crianças, os livros em que estão os poemas ou textos musicados, para que eles sejam manuseados após a roda de leitura e música, e também em outros momentos do dia.

Ao fim de um período, todos devem saber cantar as músicas aprendidas, e podem cantar com a gravação.

Fazer com que a atividade de escutar canções e poemas musicados seja um momento especial: criar uma aconchegante roda de música, na própria sala de aula. Depois de conhecidas, as músicas passarão a fazer parte do repertório das crianças, e poderão ser tocadas e ouvidas em outros momentos do dia.

Avaliação
Quando a atividade envolve música, é importante que o professor não compare as aprendizagens, mas que consiga observar as características de cada criança dentro do grupo. Ao escutar uma canção, elas não manifestam seu prazer e seu interesse da mesma maneira. Nem todas dançam ou batem palmas; algumas preferem se manter atentas, apenas escutando, o que não significa não gostar do que ouvem.

É importante reconhecer as manifestações de prazer e desprazer dos alunos diante da música. Organizar rodas de apreciação musical, em que todos conversem sobre suas músicas preferidas, sobre porque gostam ou não de determinada obra. Com isso em mente, podem ser bons critérios de observação:

- As crianças incorporaram canções apresentadas na roda de música ao seu repertório? Cantam-nas espontaneamente?
- As crianças se interessaram em procurar e localizar os poemas/letras de canções nos livros?
- As crianças pedem, em outros momentos do dia, para que o professor toque as canções que escutaram na roda de música?





CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sabemos que o papel dos educadores responsáveis pelo desenvolvimento das crianças da Educação Infantil é inseri-las na construção do seu conhecimento. E para isso é necessário uma pratica educativa, que acerte e valorize as diferenças individuais, favorecendo a troca de idéias e propiciando atividades diversificadas para cada necessidades.
A prática será sempre viável, quando o professor buscar fundamentos teóricos e metodológicos que venha possibilitar a reflexão da pratica, propiciando o desenvolvimento nas diversas situações que requer aprendizagem, de maneira dinâmica e integrada.
De acordo com Simó e Roca (2003, p. 143); “[...] a reflexão é a única via para melhorar o nosso trabalho em sala de aula”.
Pois é por meio da reflexão de nossas praticas, que enxergamos nossas dificuldades, nos preocupamos com o desenvolvimento de nossos alunos e buscamos aprender mais.
A prática acrescentou em dois objetivos em minha formação, vivencia e aprendizagem.


REFERÊNCIAS




BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencia Curricular Nacional para educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, volumes 2 e 3.

NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. A educação pré-escolar: fundamentos da didática. São Paulo: Ática, 1999.

HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do ensino por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

OLIVEIRA, Z de M. R. Educação infantil: muitos olhares. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995.


SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas sub, 1998.


Revista Cenário Musical n. 4 - (Editora HMP)

A escola pode ensinar a alegria da música? Snyders, Georges 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 1994 Biblioteca da educação

junho/2010

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriela. Não respondi antes porque havia perdido a senha do blog e não conseguia recuperá-la por nada. rs

      Excluir